sexta-feira, 7 de maio de 2010

Liverpool

Alo Voce!

Continuando no nosso "tour" pelas terras de vossa Majestade, chegamos hoje à um centro musical de grande marco para a cultura rock da segunda metade do século 20: Liverpool.

Comecando pela geografia, Liverpool é uma cidade portuária no leste da Inglaterra, próximo à Manchester, que teve grande importancia na evolucao do Pais. tendo o seu ápice no final do século 19, quando 40% das mercadorias que entravam na Inglaterra por navio chegavam pela cidade.

Na 2a. Guerra mundial, a cidade teve uma participacao fundamental no apoio às tropas, pois os seus estaleiros fabricaram muitos navios da marinha inglesa. Com o fim da guerra, e a forte recessao que tomou a Europa, a cidade, que por anos vivia em funcao dos armamentos, se viu completamente falida.

E assim sendo, a molecada em Liverpool, durante os anos 40 e 50, nao tinha muito mais o que fazer senao  virar pivete, ou arranjar alguma atividade extra-curricular. Dessas, muitos moleques, influenciados pelas ondas do rádio, que traziam grandes nomes americanos com suas cancoes dancantes, viraram suas atencoes para música.  (esse parágrafo é tirado de uma entrevista que li há alguns anos com Sir Paul McCartney)

Liverpool entao, durante o final dos anos 50 e o inicio dos anos 60 era um caldeirao de bandas  com muita coisa boa. Um fenomeno igual ao que aconteceu em Brasilia nos anos 80, em que voce tem a Legiao, o Capital Inicial, entre outros. Esse caldeirao acabou por gerar um movimento mundialmente conhecido como British invasion ou "Mersey Beat". (Mersey é o canal que banha a cidade de Liverpool e regiao).

Se o caldeirao se formou no porto, e a invasao Inglesa foi feita em navio, o maior comandante dessa tribulacao musical era Brian Epstein.

Brian foi responsável pela organizacao / Preparacao / divulgacao e Lancamento de algumas das mais importantes bandas da regiao, nomeadamente Billy J. Kramer (& The Dakotas), Gerry & The Pacemakers e a maior banda de todos os tempos: Os Beatles. Infelizmente Brian nao durou muito, e acabou morrendo ainda na década de 60, vítima de overdose.

Um detalhe super curioso, é que o time de futebol "Liverpool" tem a música do Gerry and the Pacemakers (You'll never walk alone) como hino!!!!! Incrível!!!!

Agora que já pusemos tudo em contexto, e considerando que meus caros leitores e leitoras sabem mais ou menos como a coisa segue desse ponto em diante, seguem os videos selecionados das 3 bandas acima, pra voces se "re-encontrarem" com o Mersey Beat, alem do video da "galera" do Liverpool cantando Gerry and The Pacemakers antes de um jogo de futebol!

Entremos no onibus! Next stop: Birmingham

Deixem seus comentários!

See ya!







Nenhum comentário:

Postar um comentário