domingo, 16 de maio de 2010

Esztergom

Alo Voce!

Mais uma vez vamos falar de carros, e mais uma vez vamos falar de uma marca que me causa estranhesa: Suzuki.



Nada contra os carrinhos simpáticos e divertidos carros da marca japonesa, mas colocando a minha experiencia de vida no Brasil (como crianca e adolescente) e na Europa (como profissional e adulto), eu nao tenho como nao rir de como a percepcao das coisas muda com o tempo.

Vamos antes falar um pouco da Suzuki como empresa:
Nascida como uma diversificacao de uma industria textil no início do século 20, como fábrica de micro-carros, com avancos tecnológicos bem avancados pra época. No entanto, teve sua vida muito reduzida pois logo em seguida a sua criacao, desperta a 2a. Grande guerra, e carros civis nao eram o bem mais valioso, por isso a producao é encerrada.

Após o fim da guerra, a empresa regressa ao mercado, cria um motor elétrico para bicicletas e acaba por receber dinheiro do Governo Japones para desenvolver a ideia (no Brasil esse monstro é conhecido como Mobylete). Assim nasce a moderna SUZUKI MOTOR CORPORATION, tendo mobiletes e motos como seu principal mercado.

Logo em seguida, a empresa retorna a suas atencoes para os carros, e eventualmente para motorres marinhos (barcos), seguindo uma linha muito próxima à da atual Honda, embora trabalhe em escalas bem menores.

A Suzuki, entre algumas peculiaridades, tem seu principal mercado na India, e suas unidades fabris, de tempos em tempos produzem carros para outras empresas (Subaru / GM / Fiat / Mazda / Nissan).

Na Europa, todas as operacoes (automotivas) estao concentradas na unidade fabril de Esztergom (Hungria).Que é uma cidade histórica para os Hungaros (O grande lider dessa nacao o Rei Stephan nasceu aqui), e tem uma basílica maior que a da capital! Fica no norte do País, na fronteira com a Eslovaquia.

Nada contra os Hungaros, e nada contra uma empresa consturir sua fábrica num pais "de baixo custo" mas sinceramente... Esztergom está longe de tudo!! fica no meio do nada !  Pra se chegar lá é mais ou menos assim: 3 horas de aviao (normalmente super cheio) para a Capital do pais (Budapeste), 1 hora até sair do aeroporto e encontrar (debaixo de chuva ou neve) o carro de aluguel, e mais 2 horas dirigindo de carro para chegar nessa cidade. Entao voce chega no maior (e dito melhor) hotel da cidade, que ainda é do tempo soviético, em que os quartos mais parecem dormitorios militares, com paredes completamente brancas de 4 metros de altura, e nem um simples quadro ou "corzinha" para atenuar as coisas... e duas camas que sao duras o suficiente para te fazer pensar que o chao é mais macio para dormir.

Pelo menos a vista é legal, olhando sobre o Rio Danúbio (que está a 50 metros do hotel, e vendo a Eslováquia do outro lado da ponte. Infelizmente todas as vezes que estive na Hungria, era inverno e o tempo horrivel.

Aqui uma foto que encontei na internet, muito provavelmente tirada do mesmo Hotel:


Vamos à empresa: A Suzuki na Hungria em especial nessa regiao é a maior empregadora, e como toda empresa Japonesa, tem toda a sua Direcao feita por Expatriados vindos diretamente da Matriz, e curiosamente, como a populacao local nao tem muita experiencia fabril, muitos operários tambem sao trazidos do Japao para treinar a populacao local. e se nao bastasse, muitos dos funcionários moram na / sao da Eslováquia..... Jesus ! que bagunca!

Mas ressalvas sejam ditas: A culinária hungara é muito boa, e come-se muitíssimo bem nessa terra. Sugestao é parar no restaurante que existe em Visegrad (no caminho para Esztergom), que fica próximo de um castelo medieval (foto restaurante abaixo). Lá alem de se comer muito bem, pagar pouco, voce ainda ouve música medieval, e se estiver no espírito "turista", coloque uma das fantasias e divirta-se tirando fotos! Ou ainda se entretenha com uma visao espetacular do Danubio!


Agora voltemos às percepcoes de vida....

Quando eu estava no Brasil, e as importacoes iniciaram, meu Pai trabalhava na 2a. maior importadora independente de automóveis do Brasil, e eu tive a oportunidade de viver no mundo dos carros importados... E qual nao era a minha surpresa ao ver pessoas deixando de comprar um Monza, Santana ou até mesmo um Omega, só para comprarem um Suzuki Swift, Vitara ou Samurai (fotos abaixo).

E tudo isso pra que??? Só para dizer que tinham um carro importado, que ele / ela tinha condicoes de pagar 75% de taxa de importacao no bicho!!!! E pior ! eram carros menores que um Fiat Uno, mal acabados, e de suspencao super dura, e ficavam bastante longe da qualidade (e espaco) de um Monza ou um Santana...  E agora faco a seguinte pergunta: quantos desses carros Suzuki voces aindam veem nas ruas?

Exatamente!

E aí entra a parte "adulta" da história: Agora temos o novo Swift (lancado em 2004 / 2005, foto abaixo),

eles ainda sao comuns, mas já tornam-se cada vez mais difíceis de serem vistos. e até agora nao entendi o porque. Parecem gatos! os carros somem para morrer longe dos olhos do seu dono....

O meu vizinho aqui na Alemanha tem um prateado, de 2007.... estou de olho para ver quanto tempo leva para o carro se decompor... ou sumir... sabe-se lá o que acontece com esses bichos!

Deixem seus comentários, e até breve!

See ya!

Cuidado Pessoal!



Bom dia leitores!

Hoje eu estou aqui, nao para contar os "causos", mas sim pra dar uma informacao de utilidade pública.

LEMBREM-SE SEMPRE: QUALQUER BLOG É PÚBLICO!

A má utilizacao de um nome / circunstancia / dados, podem gerar problemas sérios! Isso é o equivalente à contar um segredo para toda a torcida organizada do Flamengo ou coisa do genero!

Essa lembranca se deve à uma pessoa muito querida minha se dar ao luxo de enviar uma mensagem a um blog, e eu, "espairecendo as ideias" olhando blogs relacionados, encontro o nome, cidade onde mora, descricao exata dessa pessoa, bem como uma detalhes de uma situacao angustiante que essa pessoa está passando. Isso na mao de outras pessoas pode gerar ainda mais problemas!

A internet e suas ferramentas sao como tudo na vida: existem para facilitar a nossa vida, e o uso benéfico ou nao, depende unica e exclusivamente de quem as usa. E como confiar em alguem que voce nao conhece, e só ve textos na internet?

Voltando ao meu caso em particular, os motivos que me chatearam foram: 1) Eu sou um grande amigo dessa pessoa, e esperava poder ser comunicado pela mesma, e nao por um blog. 2) O caso em questao está "em atividade", e muito sensivel. Informacoes desencontradas ou divuldgadas erroneamente podem gerar ainda mais problemas.

No meu caso em concreto, tenho evitado (e continuarei assim) a citar nomes, ou detalhes que quebrem clausulas do contrato de nao divulgacao de informacoes. Por isso, se alguns dos meus posts parecerem faltar pedacos, desculpas, mas estou limitado por responsabilidades pessoais / profissionais / éticas.

Cuidado pessoal!

Abracos.