sábado, 8 de maio de 2010

Fine Young Cannibals

Alo voce!

Welcome to the Midlands, e sua principal cidade, Birmingham. Essa regiao é o equivalente a Detroit nos EUA, por ser uma localidade onde grande partes das monstadoras Inglesas estao baseadas como: Jaguar, Land Rover, Aston Martin, e as extintas Rover e MG, entre outras... Por isso sou visitante assíduo...

Mas hoje nao vamos falar de carros, mas sim de uma das bandas mais populares da década de 80 que sairam desse lugar: Os Fine Young Cannibals.

É complicado classificar os Fine Young Cannibals, porque eles tiveram mais que um sucesso e foram super populares. No entanto, a carreira deles foi tao "diluida" ao longo dos anos, que no final acaba por ser uma banda que nao teve muita história, mas que deixou uma estampa significativa no mundo musical. Com sucessos como: She drives me Crazy, que tomou o mundo de assalto em 1989, bem como o single Good Thing, tambem de 1989, que fez parte de um filme.

Ainda temos os grandes sucessos: Johnny come Home. Uma versao espetaclar de Suspicious Minds do Elvis, alem da minha preferida: Don't look back.

De vez em quando ouco estórias de que a banda ainda existe, sendo apenas o vocalista um membro original dos FYC, mas nunca vi nenhum anúncio para shows.... Se eles aparecerem perto de suas casas, me avisem!

De qualquer forma, aindana ativa ou nao, esses rapazes de Birmingham tiveram a sua participacao no mundo na música, e dessas músicas todos nós nos lembramos!

Divirtam-se com os grandes sucessos da década de 80!

Next Stop: Bath

See ya!







sexta-feira, 7 de maio de 2010

Liverpool

Alo Voce!

Continuando no nosso "tour" pelas terras de vossa Majestade, chegamos hoje à um centro musical de grande marco para a cultura rock da segunda metade do século 20: Liverpool.

Comecando pela geografia, Liverpool é uma cidade portuária no leste da Inglaterra, próximo à Manchester, que teve grande importancia na evolucao do Pais. tendo o seu ápice no final do século 19, quando 40% das mercadorias que entravam na Inglaterra por navio chegavam pela cidade.

Na 2a. Guerra mundial, a cidade teve uma participacao fundamental no apoio às tropas, pois os seus estaleiros fabricaram muitos navios da marinha inglesa. Com o fim da guerra, e a forte recessao que tomou a Europa, a cidade, que por anos vivia em funcao dos armamentos, se viu completamente falida.

E assim sendo, a molecada em Liverpool, durante os anos 40 e 50, nao tinha muito mais o que fazer senao  virar pivete, ou arranjar alguma atividade extra-curricular. Dessas, muitos moleques, influenciados pelas ondas do rádio, que traziam grandes nomes americanos com suas cancoes dancantes, viraram suas atencoes para música.  (esse parágrafo é tirado de uma entrevista que li há alguns anos com Sir Paul McCartney)

Liverpool entao, durante o final dos anos 50 e o inicio dos anos 60 era um caldeirao de bandas  com muita coisa boa. Um fenomeno igual ao que aconteceu em Brasilia nos anos 80, em que voce tem a Legiao, o Capital Inicial, entre outros. Esse caldeirao acabou por gerar um movimento mundialmente conhecido como British invasion ou "Mersey Beat". (Mersey é o canal que banha a cidade de Liverpool e regiao).

Se o caldeirao se formou no porto, e a invasao Inglesa foi feita em navio, o maior comandante dessa tribulacao musical era Brian Epstein.

Brian foi responsável pela organizacao / Preparacao / divulgacao e Lancamento de algumas das mais importantes bandas da regiao, nomeadamente Billy J. Kramer (& The Dakotas), Gerry & The Pacemakers e a maior banda de todos os tempos: Os Beatles. Infelizmente Brian nao durou muito, e acabou morrendo ainda na década de 60, vítima de overdose.

Um detalhe super curioso, é que o time de futebol "Liverpool" tem a música do Gerry and the Pacemakers (You'll never walk alone) como hino!!!!! Incrível!!!!

Agora que já pusemos tudo em contexto, e considerando que meus caros leitores e leitoras sabem mais ou menos como a coisa segue desse ponto em diante, seguem os videos selecionados das 3 bandas acima, pra voces se "re-encontrarem" com o Mersey Beat, alem do video da "galera" do Liverpool cantando Gerry and The Pacemakers antes de um jogo de futebol!

Entremos no onibus! Next stop: Birmingham

Deixem seus comentários!

See ya!







quinta-feira, 6 de maio de 2010

When in Rome

Alo voce!

Depois de escrever os dois últimos posts, eu me dei conta que estamos fazendo uma viagem musical pela terra da Rainha Elisabeth... e assim sendo, vou adicionar mais alguns discípulos de sua Majestade, que impressionam ou impressionaram o mundo da música ao longo dos séculos 20 e da primeira década do século 21.

Comecamos nossa viagem musical em Londres, com o Razorlight. Fomos até a Escócia com o Travis (esses merecerao - como prometido -um guia a parte). Agora voltaremos ao sul, fazendo algumas paradas pelo caminho... Next Stop: Manchester!

Apesar do nome da Banda relacionar com o pais da Pisa (torre) e da pizza (massa), o grupo que vamos salientar nesse post é das terras altas inglesas, eles fazem parte do que os americanos chamam de "one-hit-wonders". Esse também é um inédito no World Guru, pois vamos ter que voltar no tempo para recordar esse grupo....

Nao há muito o que dizer, senao o fato de que gostava tanto da música deles, que acabei comprando o CD há pouco tempo... mas aqui vai uma perspectiva:

1989, Dance, New Wave e House mandavam no mercado internacional, e estávamos saindo de uma onde de "roqueiros cabeludos" e entrando numa de coisas mais comportadas. No Brasil, foi a "explosao" das "duplas sertanejas" cujo alge foi 1991 com sucessos (e dramas) que Waldick Soriano nenhum poe defeito... "vou chorar!!! desculpe mas eu vou chorar!!!!!" Viva a vida de corno !!!!! risos...risos...risos...

Bom... voltemos ao "When in Rome": Estamos perante uma banda que mandava um sonzinho legal, e tinham profissionais no assunto (eles até hoje trabalham no ramo, mas na parte de producao). Mas que nao sabiam bem o que eram... entao aí está! Os cabeludos que já eram, coma música dos que já foram. Brincadeiras a parte, a música (e o clipe) anexo é muito legal. A letra é show de bola (dedico aqui a letra ao meu "amor platonico" do primeiro Post) e com certeza voces já ouviram.

Divirtam-se com os cabeludos do new wave! e nao deixem de colocar comentários!

Próxima parada: Liverpool!

See ya!



Travis

Alo voce!

Como pedido por uma leitora assídua (risos, muitos risos), Aqui vai mais um clip, de uma banda-show!

A banda em causa chama-se Travis, proveniente da Escocia. Seguem uma linhagem mais "balada", e tem músicas super agradáveis de ouvir. Confesso que à semelhanca da minha prima, ouvir Travis foi "amor à primeira ouvida".

Alem das músicas em sí, há duas coisas que chamam muito a atencao nessa banda: A primeira é que quando eles se dispoem a fazer versoes, Nomeadamente de Britney Spears e de Katy Perry, as músicas ficam tao boas, que superam de longe as originais (videos abaxo) alem de que os videos (clips) da banda sao normalmente bastante engracados ou no mínimo curiosos.

Vale salientar que no video "I've kissed a girl", que foi uma sessao ao vivo numa rádio Norueguesa os comentáios (e o sotaque) antes da música é simplesmente hilário!

Em breve voltarei com uma "visita-guiada" ao Travis, mas por agora, gostaria que voces dessem uma olhada nos clips (Why does it always rain on me / closer) e nas duas versoes que menciono acima.

Nao esquecam de deixar seus comentários!

See ya!

O video "Closer" tem que ser no link, pois a transposicao do video está proibida: http://www.youtube.com/watch?v=u2hYn_4yuhc





Razorlight

Vamos comecar a postar com uma promessa que fiz para duas pessoas muito especiais. Uma inclusive um amor platonico que perdura anos e anos a fio (risos)....

A banda em questao é Razorlight, banda inglesa de "rock-garagem" ou "indie" (como é chamado hoje em dia), que se destaca pela qualidade das letras e por uma sonoridade bastante legal.

Eu nao vou me prolongar em descrever a banda, (nao há nada mais chato que pessoas que sao "profissionais da musica" e que quando vao descrever uma banda questionam até a cor da cueca do baterista).... mas vou anexar aqui o vídeo uma musica muito bacana dos "mates": "Wire to Wire". 



Confesso que ouco essa musica há algum tempo, e ouvir isso enquanto estou dirigindo é muito legal!



Aproveitem! e nao esquecam de deixar comentários!

See ya!

Oi!

Alo voce!

Promessa é divida, entao aqui está o post inicial deste blog que tem como funcao manter-me perto de amigos e parentes, enquanto "quebro o coco" ao redor do globo.

Antes que comentários comecem, aviso desde já, que a sguestao do nome para o blog é de uma amiga muito querida, e que prometeu-me que leria o blog ao menos 1 vez por semana... vou ficar de olho pra ver se ela cumpre com a promessa!

Outro detalhe importante, é que como escrevo com teclado teutonico (alemao), acentos nao existem, por isso... desculpem se as palavras parecem sem sentido...

Mais uma vez obrigado pela visita, deixe seu comentário sobre os posts, pois vou adorar discutir assuntos em comum, como musica, films, viagens, etc..etc..etc...

Beijos a todos

See ya!