Alo voce!
Chegamos a Bath, a última parada dessa volta musical na Inglaterra (nao se preocupem! a volta nr. 2 já está em modo de pesquisa, com outras bandas conhecidas, ou "múmias" que ninguem se lembra mais).
Bath, é uma cidade no Sudoeste da Inglaterra, próximo a Bristol. Uma cidade que tem "efervescencia cultural", com vários museus, atracoes turísticas, e 2 universidades de renome. Existe desde o tempo dos romanos, que tinham aí uma "ciadade termal" daí o nome da cidade.
No meio de toda essa "efervescencia" musical, aparece uma banda no início dos anos 80, que teve uma proposta diferente, e marcou o ritmo pós-punk do final dos anos 70... Os Tears for Fears.
Suas melodias e letras, definiram o cenário pop-rock da década de 80, abrindo alas para outras bandas do genero, e exemplos dessas músicas sao inúmeras (alias, esse é o "post" até agora mais dificil de escolher musicas representativas, sem fazer uma lista de milhares de videos). mas vamos por alguns nomes no monitor pra ver se o pessoal lembra: Mad World, Shout, Advice for the young at heart, Everybody wants to rule the world, Pale shelter, e uma das minhas favoritas: Break it down again de 1993.
Há um ponto em particular que determinou o ano de 1989, o album Sowing the seeds of Love, Mudou completamente a postura da banda ( e do mercado de música), trazendo-os mais perto do jazz e do Mersey beat (quem leu o texto sobre Liverpool sabe exatamente o que é isso... risos). E trouxe uma pérola de música: Woman in Chains, que foi gravada junto com a cantora / pianista Norte Americana Oleta Adams.
Ao contrario das bandas apresentadas em Birmingham e Manchester, os Tears for Fears ainda estao na ativa, ainda que nao tendo o mesmo sucesso de outrora. Mas com certeza uma banda que qualquer pessoa com mais de 20 anos de idade se lebra de forma clara e nítida.
Galera, hoje o texto é mais curto, porque eu quero que voces paseiem pelos anos 80 na sequencia de vídeos abaixo... ainda que nem todos os videos que eu encontrei sejam os originais. Divirtam-se !
Deixem seus comentários.
See ya!
Você acabou esquecendo da música que mais gosto: Head over hills. "Something happens and I'm head over hills, I never find out..." Mas também amo Advice for the young at heart. Me lembro até hoje do videoclipe.
ResponderExcluirBjs, Karina.