quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trollhättan




Alo voce !

Hoje nós vamos falar de carros, em especial de uma marca que sempre me chamou atencao, nao por motivos especiais, mas por estranheza, pois durante 20 anos observando os veículos, eu sempre tive a ideia de que esses nunca mudavam... Acontece que o tempo e a experiencia acabaram por mudar a minha percepcao desses automóveis. Senhoras e Senhores, Bem-Vindos ao Mundo SAAB!

Trollhättan - Suécia, Uma cidade encrustrada na parte sul de um dos maiores lagos da Escandinávia. e o Maior da Suécia. Casa da SAAB.

Minha primeira visita à esa terra foi feita em Janeiro de 2007, frente a um frio de -18°C. E acredite, o frio nao é nada, mas estar no paralelo 58 Norte faz a sua presenca, com apenas 6 horas de sol por dia. Chego à cidade às 11 da noite, depois de uma viagem de 2 horas de carro desde Gotemburgo (mais ao sul). A distancia nao muita. em visitas posteriores durante o verao / primavera, fiz a o mesmo percurso em 45-50 minutos, Mas com quase 2 mestros de neve à sua frente e sob o constante risco de Elkes invadindo a pista, é necessário muita atencao.

Uma calma (e morna) noite num dos hotéis locais, e na manha (noite) seguinte, às 7 horas, lá estava eu de novo na rua, com temperaturas que rondavam os -15°C esperando o meu colega do escritório local, para nos levar para a casa de uma das mais marcantes empresas do mundo automotivo. Ao chegar na sede de uma empresa mundialmente conhecida, eu confesso esperar um pouco mais de "pompa", mas enfim....

Após o típico vídeozinho de seguranca que se tem que assistir a primeira vez que se vai as esses lugares, chega a pessoa responsável pelo Dpto. de Qualidade, que para minha surpresa, é um Uruguaio, que havia residido no Brasil (Curitiba), e que depois do golpe de 64 saiu do Pais, e veio parar na Suécia. acabou ficando... Nunca poderia imaginar que no meio de um frio de lascar, no norte da Europa eu iria falar Portunhol!!!!!!!

Passado os primeiros sustos, fomos à linha de montagem. Diga-se de passagem, que a SAAB, com excessao do 900 Conversível / 9-3 Conversível, fabricados na Austria pela Magna, nunca produziu nenhum veículo fora de Trollhättan. e qual nao é a minha surpresa, ao andar pela linha de montagem, e me deparar com uma coisa única..... Carros serem montados com amor!?!?!?!?!?! Sim!!!! Amor !!!!!! Por incrível que possa parecer, cada operário na linha tinha tanto cuidado ao montar o carro, que só lhe faltava fazer carinho e dar beijinhos em cada um dos carros montados naquela linha!

Infelizmente fotos nao sao permitidas nas fábricas, mas confesso que a imagem era digna de um filme!

Lendo algumas matéias sobre a marca, descobri que a SAAB mantem uma base fiel aos seus produtos,  que ainda por cima tem duas características muito peculiares: Os compradores primários de SAAB sao em geral Intelectuais e Professores, alem de que em mais de 80% dos casos as pessoas em causa eu tiveram ou ainda possuem como 2o. carro, um SAAB anterior à 1989 (pré fase GM). risos!

Um pouco da história da Marca: A SAAB foi criada por um grupo de 16 pilotos de avioes de caca, que por ordem real, uma empresa de avioes em 1939, visto que a Suécia estava na eminencia de entrar em guerra. A fábrica original de avioes, após a Segunda Guerra mundial, foi extendida e comecou a produczir tambem automóveis. Estes eram desenhados pelos mesmos projetistas dos cacas, e por isso, alem de terem um formato "estranho", tinham um coeficiente de aerodinamica incrível pra época: 0,30Cx, coisa que só se tornou comum nos finais dos anos 80.

Em 1969, a empresa foi dividida em 2 partes: Carros e Technologias (incluindo aviacao). A divisao automotiva entao é unificada com a fabricante de Caminhoes Scania-Vabis. Durante a uniao das duas empresas, é que a SAAB se viu grescento e estabelecendo no mercado mundial. Os marcos dessa época ainda persistem, com os maravilhosos modelos 900 (substituindo e modernizando o antigo 99), e 9000, que foi o primeiro carro propriamente "luxo" da SAAB.  Pra mim, definitivamente o modelo mais marcante é o 900 Conversível, cujas fotos mostro aqui abaixo:


- Diga-se de passagem, que hoje, um SAAB 900 conversível como esse da foto, custa significativamente mais que um equivalente 9-3 mais novo no mercado.-

Essa parceria estende-se até 1989, quando a GM adquire 51%  da empresa, e posteriormente, estende a sua participacao para 100%.

Esse período de associacao à GM mostrou-se produtiva do ponto de vista de expansao de negócios para a SAAB nos E.U.A., mas acabou revelando-se fatal para o destino da Empresa. Os modelos 900 e 9000 foram substituidos respectivamente pelos modelos 9-3 e 9-5, e com excessao de alguns "retoques
de maquiagem", os carros nao evoluiram muito. Literalmente sobreviviam de "restos" da Engenharia da GM. O exemplo mais clássico é que o modelo 9-5 até 2009 recebia a mecanica do Opel Vectra Europeu, mas é claro, com algumas melhorias significativas no acabamento do veículo, sendo o isolamento acústico o mais notado pelos clientes da marca.

A GM, numa estratégia que nao fazia sentido nenhum, forcou de maneira contínua e errada a introducao da marca Cadillac na Europa, sendo estes fabricados em Trollhättan. Deixando assim a Marca Suéca, que detinha um mercado fiel e significativo, à deriva. Resultado óbvio: Com a quebra da GM, a SAAB foi a primeira a ser deixada de lado, por nao ser rentável... O seu fim eminente, pois nao havia produtos novos "prontos" para producao colocaram a sobrevivencia da marca em cheque. Após o turbulento inverno de 2009 / 2010, a Spyker cars (um fabricane de super carros Holandes) compra a SAAB, e está preparando a introducao do novo 9-5, com plataforma e motorizacao ainda da GM, mas dessa vez (em virtude das dificuldades do patrono norte americano), com toda a mecanica de plataforma desenvolvida pela SAAB. O que faz do novo 9-5 um carro único e lindo! Vide foto abaixo...


E até de certa forma emocionado, porque afinal de contas, quem ve o amor e o carinho com que esses carros sao montados, acaba por se apaixonar pela SAAB. Termino entao esse texto, deixando o vídeo que foi apresentado ao mundo quando a venda para a Spyker (e consequente sobrevivencia da marca) foi anunciada. 

Vida Longa SAAB !





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